Sobre Nós

O nosso” website” pretende ser a sua porta de entrada para o Alentejo turístico, com destaque para o enoturismo. O Alentejo, até há pouco tempo, não era particularmente considerado enquanto destino turístico, mas este cenário está a mudar radicalmente. A quantidade e a qualidade dos vinhos produzidos na região foi um dos principais fatores, mas não certamente o único. O caráter ancestral e original da sua gastronomia, as possibilidades trazidas por Alqueva, o património histórico e cultural são motivos de sobra para vir ao Alentejo pela primeira vez e voltar outras mais.

Mas, sobre tudo isso, existe o “slow movement”, a noção clara de que precisamos de cortar com a aceleração da vida contemporânea e de nos desconetarmos, apreciando a vida a um ritmo mais lento. A vastidão do território e a ausência de cenários de turismo massificado, aliadas ao estereótipo antigo da “lentidão” dos alentejanos, ajudam a compor este cenário.

Neste “website”, daremos pistas e sugestões de roteiros turísticos pelo Alentejo (enoturísticos, gastronómicos, patrimoniais e outros). Falaremos das praias alentejanas, dos motivos pelos quais o litoral alentejano não foi valorizado para turismo de sol e mar e porque deverá viajar até Vila Nova de Milfontes ou à Zambujeira do Mar. Vamos recomendar passeios de bicicleta pela costa ou passeios de barco na albufeira de Alqueva. Iremos sugerir como poderá obter informações de trânsito do Alentejo em tempo real e por que motivo não serão muito necessárias.

Falaremos dos principais pratos e sugestões gastronómicas, das herdades onde poderá passar uma temporada e dos principais monumentos históricos. Não nos ficaremos pelo templo de Diana, pois o Alentejo tem muito mais História para revelar. Subiremos à serra de S. Mamede, onde pontificam Castelo de Vide e Marvão, e desceremos até ao mar de Sines e da Lagoa de Santo André. Iremos revelar qual a praia de Milfontes ideal para as crianças ou o motivo pelo qual o Alvito deu que falar recentemente. Acompanhe-nos nesta descoberta do Alentejo e prepare-se para abrir uma garrafa de Reguengos!