Retiros no Alentejo

Com o ritmo, as exigências e solicitações a que somos expostos na nossa sociedade atual, muitas vezes carregamos connosco o stresse e a ansiedade acumulados ao longo de dias e semanas de trabalho, trânsito, ruído, conflitos, decisões difíceis de tomar…

Existem várias atividades que podemos praticar, no nosso dia a dia, para combater esses sentimentos e estados de ânimo, tão prejudiciais para a nossa saúde e bem-estar. Podemos praticar desporto, meditar, frequentar cursos, fazer ioga ou assistir a concertos. Mas no final do dia voltamos para casa, muitas vezes para repetir o mesmo ciclo no dia seguinte.

Um retiro de alguns dias, ou mesmo semanas, poderá ser a solução para quebrar a rotina, recarregar baterias e deixar-nos preparados para uma vida mais descontraída e em paz connosco e com os que nos rodeiam. O Alentejo dispõe de muitas opções e de um ambiente privilegiado para a realização de tais retiros.

Embora muitas vezes se tenha a noção de que um retiro tem necessariamente uma componente espiritual, tal não é o caso, e o Alentejo oferece atividades dos mais variados tipos, com ou sem uma componente espiritual, muitas vezes com ofertas múltiplas no mesmo local.

Os retiros alentejanos dispõem de alojamento, normalmente proporcionado em propriedades reconvertidas, com the Herdade da Caladaalgumas propriedades de requinte, como é o caso da Herdade da Calada, que data do século XIX e foi fundada pelos herdeiros do Duque de Lancaster. Mas poderá também alojar-se e fazer o seu retiro em antigos montes alentejanos, reconstruídos e renovados.

As atividades mais frequentemente disponibilizadas são o ioga, os passeios pedestres, os passeios a cavalo ou de bicicleta, a massagem, a canoagem, atividades de trabalhos artesanais, como a olaria e a tapeçari,a ou a pesca.
Existem, no entanto, outras alternativas que podem adequar-se melhor aos que preferem um outro tipo de retiro. Provas de vinhos e visitas a adegas, por vezes acompanhadas de petiscos da região, irão com certeza encontrar um bom número de participantes.