Regiões Históricas e Fascinantes de Portugal

Portugal é um país com 800 anos de história, milénios de ocupação humana e milhões de anos de ação da geologia e da biologia. As suas paisagens oscilam entre as montanhas do Norte e as planícies do Sul, as falésias do Oeste e as praias planas do Minho, havendo sempre um novo local a descobrir. Antes de planear as suas próximas férias, descubra algumas das mais fascinantes regiões de Portugal:

Alentejo e Beira Baixa

O Alentejo tem sido o nosso tema principal, com as suas planícies férteis em vinhedos, cidades históricas a coroar as colinas, com as praias do oceano de um lado e Alqueva do outro. Mas não devemos esquecer a Beira Baixa, que é um prolongamento do Alentejo. Passando a Serra da Estrela para Sul, começam logo as planícies, onde já se come gaspacho para combater o calor do verão, de onde vêm as cerejas do Fundão e onde pontifica Monsanto, a “aldeia mais portuguesa de Portugal”.

Estremadura

As províncias já não existem administrativamente, mas experimente fazer um roteiro que inclua Leiria e o seu castelo, os mosteiros de Batalha e Alcobaça, ambos classificados coPortuguese_beach_Algarvemo Património da Humanidade, a vila piscatória da Nazaré, a baía romântica e perfeitamente circular de S. Martinho do Porto, a vila medieval de Óbidos (em festa durante todo o ano), o “surf” e as Berlengas em Peniche, os percursos pedestres das Linhas de Torres Vedras e as praias de Sintra (como as Azenhas do Mar e a Adraga), e verá que corresponde sensivelmente à área da antiga província. Pode optar entre a autoestrada A8 ou a estrada nacional 8, conforme a velocidade que pretenda.

Trás-os-Montes

O “Reino Maravilhoso” de Miguel Torga inclui, além da gastronomia forte e sincera, condizendo com a região, inúmeros pontos de interesse. É o caso de Chaves, onde as legiões romanas deixaram uma ponte tão firme que até há pouco tempo permitia a passagem de automóveis; da linha férrea do Douro, serpenteando entre as margens do rio e as altas fragas que o circundam; ou da paisagem incrível do Hotel & Spa Alfândega da Fé, na serra de Bornes.