Guia do Alentejo, Com as Melhores Praias da Europa

São várias as facetas do Alentejo turístico que o grande público ainda não descobriu convenientemente, ou para as quais só agora começa a estar sensibilizado. As praias da costa alentejana são uma delas. O mapa tradicional das praias portuguesas abrange toda a costa litoral, desde o Minho e o Douro Litoral, até Setúbal, onde se interrompe para só continuar no Algarve. A ausência de grandes cidades ou de vilas de forte tradição piscatória na costa alentejana (como a Nazaré) terão contribuído para este esquecimento de décadas, mas hoje já não há motivo para tal acontecer.

Deixamos agora uma resenha das principais praias da costa alentejana, dividida por temas, uma vez que o Alentejo tem praias para todos os gostos:

Praias para crianças

O ideal para os mais pequenoportugal-coast-1299892_960_720s são as águas tranquilas e seguras de rios e albufeiras, ou pelo menos protegidas da ondulação mais forte. É o caso da praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, quer do lado no estuário do rio Mira, quer do lado do mar. O mesmo se verifica na lagoa de Santo André; já na praia de Almograve convém que as crianças esperem pela maré baixa para se divertirem nas piscinas naturais que aí se formam.

Praias para o “surf”

A costa alentejana não tem “cidades surfistas” com uma noite animada, mas não é por falta de condições naturais que os surfistas deixam de aparecer. É já na costa vicentina, a caminho do Algarve, que se encontram as praias da Arrifana e do Amado. A Arrifana obriga os turistas a descer uma arriba acentuada até chegar ao areal, oferecendo-lhes exercício, tranquilidade e uma
grande panorâmica.

Praias clássicas

A Zambujeira do Mar é famosa pelo festival de música que aí acontece já há 20 anos, mas o certo é que venceu também a categoria de praias urbanas no concurso das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, desmentindo a ideia de que não há praias urbanas no Alentejo. Já a Comporta tem um dos melhores conjuntos de infraestruturas de praia do país.