Alentejo Entre os Melhores Destinos de Enoturismo

O Alentejo está a entrar no circuito internacional das regiões vinícolas e a afirmar-se como um destino enoturístico. A região foi escolhida pela “Wine Enthusiast”, conceituada revista de enologia norte-americana, como uma das 10 melhores regiões de enoturismo do mundo, a par de Bordéus (França) ou do Alto Ádige (Itália). A revista destacou a combinação de “quilómetros de vinhedos e de florestas de carvalhos” (o famoso sobrado alentejano), as “cidades históricas no topo de colinas” (como Évora,lisbon-1075560_960_720 Elvas e também Evoramonte ou Aviz), as “praias desertas” do litoral e a “oferta crescente de hotéis e restaurantes.” Quantos aos vinhos, são classificados como de alta qualidade e “prontos a beber”, não exigindo subtileza nem experiência a quem prova.

Fazer enoturismo no Alentejo

Se os estrangeiros estão dispostos a reservar passagens aéreas para Lisboa, de forma a praticar enoturismo no Alentejo, para os portugueses isso é ainda mais fácil. De resto, o facto de conviverem, nos supermercados, com dezenas de boas marcas de vinhos alentejanos facilita a curiosidade de ir até lá, descobrir os segredos da região e passar umas boas férias na natureza.

Os “Vinhos do Alentejo”, marca da Comissão Vitivinícola Regional, disponibilizam um “Guia do Enoturismo”, que está disponível “online”. O guia apresenta uma extensa lista de quintas, herdades e outras unidades de produção vinícola disponíveis para acolher o visitante. A Herdade do Monte da Cal (em Fronteira), a Herdade das Aldeias (Elvas) ou a Quinta da Horta de Chaves (Nora) são alguns exemplos. Em Campo Maior, a Adega Mayor resultou de um projeto do reputado arquiteto Siza Vieira.

Paralelamente, o guia destaca outros pontos fortes do turismo vínico e gastronómico nesta região. É o caso do queijo de Nisa, de pasta semidura, servido após uma maturação de 3 meses e com um sabor muito forte e distinto. É também o caso do gaspacho, a tradicional sopa fria, ideal para alimentar e também para refrescar nos meses mais quentes do verão.